ANÁLISE DE TRILHA PARA SELEÇÃO INDIRETA DE SORGO FORRAGEIRO COM BASE NAS CARACTERÍSTICAS MORFOLÓGICAS NA REGIÃO DO ALTO SERTÃO SERGIPANO
Resumo
O sorgo (Sorghum L. moench) é uma poaceae com características morfofisiológicas que conferem adaptação
às condições de deficiência hídrica, o que a torna uma alternativa promissora para o Alto Sertão Sergipano.
Uma maneira de selecionar materiais promissores de sorgo no melhoramento é analisar as correlações entre
as variáveis morfológicas. Assim, objetivou-se utilizar a análise de trilha para seleção indireta de sorgo
forrageiro com base nas características morfológicas na região do Alto Sertão Sergipano. O experimento foi
conduzido na fazenda experimental da Embrapa Semiárido, em Nossa Senhora da Glória (SE), com
delineamento experimental em blocos casualizados e três repetições. Foram utilizados 16 tratamentos, sendo quatro testemunhas comerciais e 12 híbridos experimentais, total de 48 parcelas. As variáveis estudadas foram altura de planta, diâmetro do colmo, comprimento da panícula, estande final, peso do colmo, peso da folha, peso da panícula, peso da planta, matéria fresca, matéria seca, porcentagem de matéria seca e massa de forragem. Houve variabilidade entre os genótipos, e correlações fenotípicas fortes e positivas do peso da planta com peso do colmo, diâmetro do colmo e massa de forragem de 0,99, 0,92 e 0,78, respectivamente. A análise de trilha mostrou que o peso da planta apresentou maior correlação positiva (0,798) e alto efeito direto sobre a massa de forragem (0,949). Assim, recomenda-se a seleção indireta de sorgo com base na característica fenotípica maior massa de forragem, por meio do maior peso de planta.

Copyright (c) 2022 AGRI-ENVIRONMENTAL SCIENCES

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais
Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher um formulário de " licença exclusiva” que permitirá a divulgação do artigo na forma de acesso aberto. Para podermos fazer o trabalho de publicação e divulgação do artigo de pesquisa precisamos dos direitos para publicação. Para artigos de acesso aberto, usamos um acordo exclusivo de licenciamento em que os autores mantêm os direitos autorais em/de seu artigo.
Neste acordo os autores mantêm direitos sobre:
-Patentes e outros direitos de propriedade intelectual no artigo
-O direito de crédito para o trabalho publicado
Política de Acesso
Os artigos pulicados nesta revista são de acesso aberto, devem ser compartilhados livremente desde que a fonte e seus autores sejam citados de maneira adequada, visando à preservação dos direitos autorais e propriedade intelectual. Os trabalhos publicados na revista serão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-ND), permitindo o compartilhamento do artigo com reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.