FORMULAÇÃO ARTESANAL DE FILMES BIODEGRADÁVEIS PARA UTILIZAÇÃO NA AGRICULTURA FAMILIAR
Resumo
A utilização de embalagens provenientes de polímeros derivados do petróleo gera uma produção acelerada de resíduos por não serem biodegradáveis, uma solução alternativa vem a ser a utilização de embalagens biodegradáveis. Assim, o questionamento geral do trabalho foi de qual a melhor matéria-prima, de fácil acesso aos agricultores familiares, para elaborar um filme biodegradável para utilização em pequenas produções de frutas? Para tal, utilizou-se delineamento inteiramente casualizado, com 4 tratamentos e 5 repetições, totalizando em 20 unidades experimentais. As variáveis respostas foram: microscopia eletrônica de varredura, atividade de água, espessura, opacidade aparente e solubilidade em água. Após a análise estatística, por meio da análise de variância e teste, Scott-Knott determinou-se o melhor tratamento baseado no desempenho dos filmes biodegradáveis em resposta às variáveis analisadas. Dentre os amidos avaliados, o que apresentou melhores resultados para utilização na agricultura familiar foi o revestimento à base de polvilho azedo com melhor aspecto visual na microscopia eletrônica, menor atividade de água e maior solubilidade em água.
Copyright (c) 2021 AGRI-ENVIRONMENTAL SCIENCES
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais
Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher um formulário de " licença exclusiva” que permitirá a divulgação do artigo na forma de acesso aberto. Para podermos fazer o trabalho de publicação e divulgação do artigo de pesquisa precisamos dos direitos para publicação. Para artigos de acesso aberto, usamos um acordo exclusivo de licenciamento em que os autores mantêm os direitos autorais em/de seu artigo.
Neste acordo os autores mantêm direitos sobre:
-Patentes e outros direitos de propriedade intelectual no artigo
-O direito de crédito para o trabalho publicado
Política de Acesso
Os artigos pulicados nesta revista são de acesso aberto, devem ser compartilhados livremente desde que a fonte e seus autores sejam citados de maneira adequada, visando à preservação dos direitos autorais e propriedade intelectual. Os trabalhos publicados na revista serão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-ND), permitindo o compartilhamento do artigo com reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.