CONTRIBUIÇÃO DAS CULTIVARES DE ARROZ DA EMBRAPA NA PRODUÇÃO DE ARROZ IRRIGADO NO ESTADO DO TOCANTINS
Resumo
O objetivo desta nota científica é relatar a contribuição das cultivares da Embrapa para a produção de arroz no Tocantins. Cultivares de arroz são tecnologias de importância primária na produção, por isso deveriam ser consideradas no planejamento de plantios das lavouras pelos orizicultores tocantinenses. São anos de pesquisa, desde os cruzamentos iniciais de plantas, avaliações e selecão das linhagens para se obter um material com as características genéticas e fenótipicas desejáveis em uma cultivar de arroz melhorada. Na semente de uma cultivar desenvolvida pelo programa de melhoramento da Embrapa estão contidas características e fatores importantes como a pureza genética e fisíca, qualidade fisiológica e fitossanitária. A pureza genética garante ausência de misturas de outras cultivares no lote, cujos resultados são tolerância a doenças, uniformidade de plantas, melhor qualidade dos grãos e maior potencial produtivo. A pureza física garante ausência de impurezas como partículas de solo, restos vegetais, pedras, sementes danificadas, sementes de plantas daninhas e de outras espécies. A qualidade fisiológica trata-se da capacidade das sementes em gerarem plantas sadias, com maior vigor e germinação. Já a qualidade fitossanitária é garantia de uso de sementes livres de micro-organismos causadores de doenças. As principais contribuições das cultivares de arroz da Embrapa para a produção de arroz no Tocantins são aumento de 30% da produtividade nos últimos 10 anos, melhoria da qualidade industrial dos grãos com rendimento de grãos inteiros tipo 1 superior a 60% e tolerância às doenças, ocasionando uma redução de 50% na aplicação de produtos fitossanitários.
Copyright (c) 2021 AGRI-ENVIRONMENTAL SCIENCES
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais
Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher um formulário de " licença exclusiva” que permitirá a divulgação do artigo na forma de acesso aberto. Para podermos fazer o trabalho de publicação e divulgação do artigo de pesquisa precisamos dos direitos para publicação. Para artigos de acesso aberto, usamos um acordo exclusivo de licenciamento em que os autores mantêm os direitos autorais em/de seu artigo.
Neste acordo os autores mantêm direitos sobre:
-Patentes e outros direitos de propriedade intelectual no artigo
-O direito de crédito para o trabalho publicado
Política de Acesso
Os artigos pulicados nesta revista são de acesso aberto, devem ser compartilhados livremente desde que a fonte e seus autores sejam citados de maneira adequada, visando à preservação dos direitos autorais e propriedade intelectual. Os trabalhos publicados na revista serão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-ND), permitindo o compartilhamento do artigo com reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.