SILÍCIO NA ANATOMIA E FISIOLOGIA DE FOLHAS DE BANANA SOB BIOREATORES DE IMERSÃO TEMPORÁRIA
Resumo
A banana é uma cultura com notável expressão econômica e social em todo o mundo, por isso, é importante utilizar métodos adequados de propagação. A micropropagação, é um método adequado porque é livre de doenças, diferente dos métodos tradicionais que acabam contribuindo para a disseminação de pragas e doenças. O objetivo foi avaliar o efeito do silício na anatomia foliar e no teor de clorofila de plantas de bananeira cultivadas in vitro utilizando a tecnologia de biorreator por imersão temporária. Explantes de banana 'Dwarf Cavendish' estabelecidos in vitro foram inoculados em biorreatores contendo meio líquido MS. Os tratamentos incluíram concentração de silício (0 e 1 mLL-1) e frequência de imersões (a cada 4, 6 e 8 horas) com duração de 1 minuto por imersão. As mesmas foram mantidas em sala de crescimento a 27 ± 2°C sob luz LED (50 μmol m-² s-¹) com 16 h de fotoperíodo durante 36 dias. Foram avaliadas características anatômicas e conteúdo de clorofila. Foi observado maiores valores para algumas caracteríticasvalidadanas plantas cultivadas com silício quando comparado ao controle. A adição de silício proporcionou um aumento da espessura dos tecidos do limbo, resultando em um maior mesofilo (563,122µm) que é o conjunto das medidas de todos os tecidos do limbo foliar, o mesmo proporcionou também maior densidade estomática adaxial e abaxial (0,108817µm e 0,305085µm) respectivamente, maior razão diâmetro polar/diâmetro equatorial adaxial e abaxial (1,982e2,069) respectivamente e aumento no conteúdo de clorofila a (0,000134 mg·g-1 peso fresco) e na relação a/b (1,710425) de plantas de banana 'Dwarf Cavendish' cultivadas em biorreatores.

Copyright (c) 2021 AGRI-ENVIRONMENTAL SCIENCES

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais
Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher um formulário de " licença exclusiva” que permitirá a divulgação do artigo na forma de acesso aberto. Para podermos fazer o trabalho de publicação e divulgação do artigo de pesquisa precisamos dos direitos para publicação. Para artigos de acesso aberto, usamos um acordo exclusivo de licenciamento em que os autores mantêm os direitos autorais em/de seu artigo.
Neste acordo os autores mantêm direitos sobre:
-Patentes e outros direitos de propriedade intelectual no artigo
-O direito de crédito para o trabalho publicado
Política de Acesso
Os artigos pulicados nesta revista são de acesso aberto, devem ser compartilhados livremente desde que a fonte e seus autores sejam citados de maneira adequada, visando à preservação dos direitos autorais e propriedade intelectual. Os trabalhos publicados na revista serão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-ND), permitindo o compartilhamento do artigo com reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.