AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA A INSECTICIDAS EM POPULAÇÕES DE Tibraca limbativentris Stal. (HEMIPTERA: PENTATOMIDAE) UM INSETO-PRAGA DE ARROZ INUNDADO NO BRASIL
Resumo
A resistência do percevejo do colmo do arroz, Tibraca limbativentris Stal 1860 (Hemiptera: Pentatomidae) a cinco inseticidas foi avaliada no presente estudo. Os inseticidas testados foram bifentrina, carbosulfan, etofenprox, λ-cialotrina e tiametoxam. As cinco populações de percevejos do colmo do arroz coletadas em campo em Luis Alves-GO, Flores de Goiás-GO, Formoso do Araguaia-TO, Lagoa da Confusão-TO e Itajaí-SC foram avaliadas em relação à ocorrência de resistência a inseticidas. Outra população de Santo Antônio de Goiás, de ambiente natural, foi utilizada como população-padrão de suscetibilidade. Os insetos dessas populações foram submetidos a concentrações discriminantes (CL95s) com o objetivo de determinar as frequências de indivíduos resistentes. A população de insetos de Formoso do Araguaia foi a mais resistente a todos os inseticidas testados. Os valores de mortalidade observados nesta população foram 76%, 86%, 72%, 80% e 80% para carbosulfan, bifentrina, etofenprox, λ-cialotrina e tiametoxame, respectivamente. As frequências de indivíduos resistentes variaram de 9% a 23% e foram classificadas como moderadas. Os valores mais expressivos da taxa de resistência (RR) foram encontrados ao inseticida tiametoxan 17 vezes na população de Formoso do Araguaia e 12 vezes na população de Luís Alves. Este primeiro relato sobre resistência a inseticidas em T. limbativentris mostra a gravidade do problema na região e sugere a possível ocorrência de seleção cruzada nesta espécie, conferindo resistência inseticida a um ou mais produtos de diferentes grupos. Esses resultados são úteis como informações para o manejo integrado de pragas (MIP) nas regiões produtoras de arroz irrigado no Brasil, como orientação técnica aos rizicultores e abrir novas perspectivas de investigação nesta área de pesquisa.
Copyright (c) 2021 AGRI-ENVIRONMENTAL SCIENCES
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais
Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher um formulário de " licença exclusiva” que permitirá a divulgação do artigo na forma de acesso aberto. Para podermos fazer o trabalho de publicação e divulgação do artigo de pesquisa precisamos dos direitos para publicação. Para artigos de acesso aberto, usamos um acordo exclusivo de licenciamento em que os autores mantêm os direitos autorais em/de seu artigo.
Neste acordo os autores mantêm direitos sobre:
-Patentes e outros direitos de propriedade intelectual no artigo
-O direito de crédito para o trabalho publicado
Política de Acesso
Os artigos pulicados nesta revista são de acesso aberto, devem ser compartilhados livremente desde que a fonte e seus autores sejam citados de maneira adequada, visando à preservação dos direitos autorais e propriedade intelectual. Os trabalhos publicados na revista serão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-ND), permitindo o compartilhamento do artigo com reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.