QUALIDADE DE MUDAS DE BATATA-DOCE OBTIDAS EM DIFERENTES RECIPIENTES
Resumo
O plantio da batata-doce ocorre por meio do uso de material vegetativo e a produção de mini ramas é uma alternativa de aumento na produtividade. Objetivou-se com esse trabalho avaliar a qualidade de mudas de batata-doce obtidas em diferentes tipos de recipientes. O experimento foi realizado em ambiente protegido, em delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 5 x 3, sendo cinco genótipos de batata-doce (Duda, Princesa, BDFMI#04, BDFMI#16 e BDFMI#106) e três tipos de recipientes (bandejas de poliestireno com 128 células de 40 cm³ cada; copos descartáveis de 200 cm³ de capacidade e tubetes com capacidade de 115 cm³), com quatro repetições. Foram avaliadas as seguintes características nas mudas de batata-doce: número de folhas, massa seca das folhas, massa seca da parte aérea, massa seca das raízes, relação entre a massa seca da parte aérea com a massa seca das raízes e índice de qualidade de Dickson. O recipiente copo descartável, sendo o de maior volume, favoreceu uma melhor expressão dos resultados dos genótipos para a maioria das características analisadas. À medida que o volume do recipiente foi aumentando, os genótipos conseguiram apresentar resultados mais satisfatórios em relação à produção de mudas.
Direitos autorais
Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher um formulário de " licença exclusiva” que permitirá a divulgação do artigo na forma de acesso aberto. Para podermos fazer o trabalho de publicação e divulgação do artigo de pesquisa precisamos dos direitos para publicação. Para artigos de acesso aberto, usamos um acordo exclusivo de licenciamento em que os autores mantêm os direitos autorais em/de seu artigo.
Neste acordo os autores mantêm direitos sobre:
-Patentes e outros direitos de propriedade intelectual no artigo
-O direito de crédito para o trabalho publicado
Política de Acesso
Os artigos pulicados nesta revista são de acesso aberto, devem ser compartilhados livremente desde que a fonte e seus autores sejam citados de maneira adequada, visando à preservação dos direitos autorais e propriedade intelectual. Os trabalhos publicados na revista serão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-ND), permitindo o compartilhamento do artigo com reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.