VARIABILIDADE ESPACIAL DOS ATRIBUTOS QUÍMICOS DO SOLO SOB DIFERENTES USOS AGRÍCOLAS NO ECÓTONO CERRADO-AMAZÔNIA
Resumo
O conhecimento da variabilidade espacial dos atributos químicos do solo permite aumentar a precisão do manejo da fertilidade. Nesse sentido, objetivou-se caracterizar a variabilidade espacial de atributos químicos em Cambissolo Háplico Ta Eutrófico sob diferentes tipos de uso. O trabalho foi realizado no município de Combinado – TO. Para a realização do estudo, foram coletadas 40 amostras de solo na profundidade de 0-20 cm em “grid”, com três malhas para melhor representar os sistemas de produção: a primeira malha de 40 x 40m em pastagem convencional, a segunda malha de 20 x 20 m em pastagem irrigada e a terceira malha de 22 x 22 m em área de integração lavoura pecuária. Foram avaliados os atributos químicos do solo: pH, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, alumínio trocável, acidez potencial, capacidade de trocas de cátions a pH7,0, saturação por alumínio, saturação por bases e matéria orgânica. Foi observado que as propriedades químicas são influenciadas pelo uso do solo. Com exceção do potássio e saturação por base e alumínio, as demais variáveis apresentaram dependência espacial, indicando que o número de amostra foi suficiente para mapear a área de estudo, exceto fósforo e matéria orgânica. Estes últimos apontaram para a necessidade de distância menor entre os pontos de amostragem, pois a detecção destes exigem o uso de técnicas específicas de geoestatística. Os atributos químicos se mostraram sensíveis ao tipo de exploração e, possivelmente, ao processo de formação do solo. Assim, com o uso da geoestatística e a elaboração de mapas de isolinhas por krigagem, foi possível demonstrar com precisão as zonas de manejo da fertilidade do solo.

Copyright (c) 2021 AGRI-ENVIRONMENTAL SCIENCES

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais
Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher um formulário de " licença exclusiva” que permitirá a divulgação do artigo na forma de acesso aberto. Para podermos fazer o trabalho de publicação e divulgação do artigo de pesquisa precisamos dos direitos para publicação. Para artigos de acesso aberto, usamos um acordo exclusivo de licenciamento em que os autores mantêm os direitos autorais em/de seu artigo.
Neste acordo os autores mantêm direitos sobre:
-Patentes e outros direitos de propriedade intelectual no artigo
-O direito de crédito para o trabalho publicado
Política de Acesso
Os artigos pulicados nesta revista são de acesso aberto, devem ser compartilhados livremente desde que a fonte e seus autores sejam citados de maneira adequada, visando à preservação dos direitos autorais e propriedade intelectual. Os trabalhos publicados na revista serão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-ND), permitindo o compartilhamento do artigo com reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.