PRODUÇÃO DE SORGO SACARINO BRS 506 EM FUNÇÃO DO MANEJO DA ADUBAÇÃO: ÉPOCA DE CORTE PARA COLHEITA E IRRIGAÇÃO
Resumo
O sorgo sacarino (Sorghum bicolor L. Moench) vem se destacando na agroindústria como fonte promissora para produção de etanol devido ao seu alto teor de açúcar. Com isso, surge a necessidade de realizar mais estudos para avaliar as melhores formas de manejo da cultura. Objetivou-se avaliar as formas de manejo quanto ao parcelamento de adubação, época de corte para colheita e irrigação do sorgo sacarino, a fim de se buscar um arranjo que promova maior produtividade. O experimento foi conduzido a campo com delineamento em blocos casualizados, em esquema de parcelas sub-subdivididas, com três repetições. Utilizou-se duas épocas de corte, de 90 e 120 dias após a semeadura (DAS), dois manejos de irrigação, 90 e 45 minutos diários, iniciados a partir da floração e adubação nitrogenada de cobertura com uma, duas e três adubações. Foram avaliados altura das plantas, diâmetro do colmo, massa verde de colmo e massa verde total, teor de sólidos solúveis, volume de caldo, volume sólidos solúveis, massa seca de colmo e massa seca total. A permanência das plantas em campo por mais 30 dias resulta em aumento da altura, massa verde de colmo e teor de sólidos solúveis. O tempo de irrigação de 45 minutos diários é suficiente para suprir a necessidade da cultura do sorgo em cultivos com condições similares a deste trabalho. O parcelamento da adubação de cobertura em três vezes não resulta em aumento significativo que justifique a adesão dessa prática, sendo recomendado o parcelamento em duas vezes com resultados similares ao parcelamento em três vezes, porém com menor custo de mão de obra no final do ciclo

Copyright (c) 2021 AGRI-ENVIRONMENTAL SCIENCES

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais
Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher um formulário de " licença exclusiva” que permitirá a divulgação do artigo na forma de acesso aberto. Para podermos fazer o trabalho de publicação e divulgação do artigo de pesquisa precisamos dos direitos para publicação. Para artigos de acesso aberto, usamos um acordo exclusivo de licenciamento em que os autores mantêm os direitos autorais em/de seu artigo.
Neste acordo os autores mantêm direitos sobre:
-Patentes e outros direitos de propriedade intelectual no artigo
-O direito de crédito para o trabalho publicado
Política de Acesso
Os artigos pulicados nesta revista são de acesso aberto, devem ser compartilhados livremente desde que a fonte e seus autores sejam citados de maneira adequada, visando à preservação dos direitos autorais e propriedade intelectual. Os trabalhos publicados na revista serão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-ND), permitindo o compartilhamento do artigo com reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.