DESEMPENHO AGRONÔMICO DO Megathyrsus maximus cv. Mombaça SUBMETIDO A ADUBAÇÃO FOSFATADA COM E SEM CALAGEM EM MANUTENÇÃO
Resumo
A perda de produtividade em pastagens tem sido atribuída a diversos fatores, ao longo do tempo, dentre os quais pode-se destacar a falta de adubação de manutenção e a deficiência de fósforo no solo. Nessa perspectiva, objetivou-se avaliar o desempenho agronômico do Megathyrsus maximus cv. Mombaça submetido a diferentes níveis de adubação com fósforo (P), com e sem calagem em fase de manutenção, sob pastejo, em sistema de média tecnologia, a fim de contribuir com a atividade pecuária mais produtiva e sustentável. O experimento foi conduzido em condições ambientais locais de campo no setor de recria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO) – Campus Araguatins em uma área total de 480 m². O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados (DBC), com quatro repetições, totalizando 32 parcelas experimentais. O experimento foi composto por quatro níveis de fósforo (0, 30, 80 e 120 kg ha-1 de P2O5), com e sem calagem. As análises estatísticas foram realizadas com o auxílio do software SISVAR. Os resultados das análises laboratoriais e de campo foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Scott-Knott ao nível de 5% de probabilidade. O M. maximus cv. Mombaça apresentou melhores resultados produtivos com as doses de 80 kg ha-1 de P2O5 e 120 kg ha-1 de P2O5, em produção de matéria verde e de matéria seca. A pastagem obteve incremento de produtividade e em porcentagem de matéria seca com a dose de 30 kg ha-1 de P2O5 na fase de manutenção, quando precedida da correção do solo com a calagem, nas condições ambientais locais de Cerrado-Amazônia de Araguatins – TO.

Copyright (c) 2021 AGRI-ENVIRONMENTAL SCIENCES

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais
Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher um formulário de " licença exclusiva” que permitirá a divulgação do artigo na forma de acesso aberto. Para podermos fazer o trabalho de publicação e divulgação do artigo de pesquisa precisamos dos direitos para publicação. Para artigos de acesso aberto, usamos um acordo exclusivo de licenciamento em que os autores mantêm os direitos autorais em/de seu artigo.
Neste acordo os autores mantêm direitos sobre:
-Patentes e outros direitos de propriedade intelectual no artigo
-O direito de crédito para o trabalho publicado
Política de Acesso
Os artigos pulicados nesta revista são de acesso aberto, devem ser compartilhados livremente desde que a fonte e seus autores sejam citados de maneira adequada, visando à preservação dos direitos autorais e propriedade intelectual. Os trabalhos publicados na revista serão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-ND), permitindo o compartilhamento do artigo com reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.