PARASITOS GASTRINTESTINAIS EM CAPRINOS DE UMA PROPRIEDADE RURAL DO PIAUÍ

  • Tiago Paixão Ribeiro de Sousa Universidade Federal do Piauí
  • Auan Rangel Oliveira de Vasconcelos Universidade Federal do Piauí
  • Matheus Luiggi Freitas Barbosa Universidade Federal do Piauí
  • Francisco Michael Junior Costa Universidade Federal do Piauí
  • Gilmara Ferreira Dias Universidade Federal do Piauí
  • Felipe Pereira da Silva Barçante Universidade Federal do Piauí
  • Jefferson Hallyson Lustosa da Silva Universidade Federal do Piauí
  • Luanna Soares de Melo Evangelista Universidade Federal do Piauí

Abstract

O Piauí é o 3º maior produtor de caprinos do Nordeste, tanto de criação artesanal como comercial. Mesmo com uma grande demanda por carne caprina e seus subprodutos, essa atividade ainda apresenta limitações quanto às condições de manejo do rebanho. O objetivo deste trabalho foi identificar parasitos gastrintestinais de caprinos de uma propriedade rural do município de Santa Cruz dos Milagres, Piauí, avaliados durante o período seco. Os animais foram escolhidos aleatoriamente, com idade entre 06 meses a 04 anos, de ambos os sexos, totalizando 102 animais. Foram separados por categorias: fêmeas e machos jovens e fêmeas e machos adultos, de diferentes raças, mantidos sob criação semiextensiva. O trabalho foi realizado no mês de outubro de 2015. Foram colhidas amostras de fezes diretamente da ampola retal dos animais, com uso de luvas, previamente identificadas, colocadas em sacos plásticos estéreis e levadas para o Laboratório de Parasitologia do Departamento de Parasitologia e Microbiologia da UFPI, para análise pela técnica de McMaster. O rebanho era composto, em sua maioria, por fêmeas adultas. Os resultados revelaram que, no período seco, os animais encontravam-se bastante parasitados, sendo observada a presença dos seguintes parasitos: exemplares das famílias Strongyloididae e Trichostrongylidae, Trichuris globulosa, Moniezia expansa e o protozoário Eimeria sp., sem diferença estatística entre as categorias animais, apenas entre os endoparasitos encontrados dentro dos grupos estudados. Portanto, o conhecimento e o diagnóstico de parasitos em caprinos são indispensáveis para um melhor manejo sanitário e controle de enfermidades parasitárias.

Author Biography

Luanna Soares de Melo Evangelista, Universidade Federal do Piauí

Profª Adjunto do Departamento de Parasitologia e Microbiologia do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Piauí. Responsável pela disciplina de Parasitologia Veterinária.

Published
2019-02-07
How to Cite
Sousa, T. P. R. de, Vasconcelos, A. R. O. de, Barbosa, M. L. F., Costa, F. M. J., Dias, G. F., Barçante, F. P. da S., da Silva, J. H. L., & Melo Evangelista, L. S. de. (2019). PARASITOS GASTRINTESTINAIS EM CAPRINOS DE UMA PROPRIEDADE RURAL DO PIAUÍ. AGRI-ENVIRONMENTAL SCIENCES, 4(1), 3-9. Retrieved from https://revista.unitins.br/index.php/agri-environmental-sciences/article/view/456
Section
Artigo científico