TRATAMENTOS QUÍMICOS E BIOLÓGICOS DE SEMENTES PARA CONTROLE DA MELA DO FEIJÃO-CAUPI
Resumo
Diversas são as doenças associadas à cultura do feijão-caupi, destacando-se entre elas, a mela ocasionada pelo fungo Rhizoctonia solani, a qual pode propiciar grandes perdas na produção. Objetivou-se avaliar diferentes produtos no tratamento de sementes para o controle da mela do feijão-caupi. As avaliações foram feitas em casa-de-vegetação na sede da Embrapa Roraima. Foram avaliados sete tratamentos, sendo eles: Bacillus subtilis (UFLA 285), UFLA 285 + fungicida (Maxin®), B. subtilis (ALB 629), ALB 629 + fungicida, Initiate Soy®, Initiate Soy® + fungicida. Como testemunha utilizou- se água destilada. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com cinco repetições. A variedade de feijão-caupi utilizada foi BRS-Guariba. As sementes foram tratadas, com os tratamentos descritos acima, 2 horas antes do semeio. A semeadura foi feita em solo disposto em vasos de 2 L, nas quantidades de 4 plantas por vaso, ao qual fez-se desbaste deixando somente 2 plantas. Vinte dias depois da germinação foi feita a inoculação nas folhas utilizando hifas do fungo R. solani na concentração de 5 x105 fragmentos de micélio por mililitro de calda. As plantas ficaram em câmara úmida por 24h, sendo posteriormente colocadas em casa-de-vegetação. Foram feitas as avaliações de período de incubação, severidade e desfolha. Os melhores resultados foram obtidos pelos tratamentos contendo a bactéria B. subtilis mais fungicida com destaque para o isolado UFLA 285, o qual apresentou melhor desempenho no período de incubação, severidade e desfolha, com redução em 52%, 44% e 71% em relação à testemunha, respectivamente. A utilização do isolado UFLA 285 + fungicida apresentou resultados satisfatórios no tratamento de sementes para o controle da mela, apresentando uma alternativa de controle.
Direitos autorais
Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher um formulário de " licença exclusiva” que permitirá a divulgação do artigo na forma de acesso aberto. Para podermos fazer o trabalho de publicação e divulgação do artigo de pesquisa precisamos dos direitos para publicação. Para artigos de acesso aberto, usamos um acordo exclusivo de licenciamento em que os autores mantêm os direitos autorais em/de seu artigo.
Neste acordo os autores mantêm direitos sobre:
-Patentes e outros direitos de propriedade intelectual no artigo
-O direito de crédito para o trabalho publicado
Política de Acesso
Os artigos pulicados nesta revista são de acesso aberto, devem ser compartilhados livremente desde que a fonte e seus autores sejam citados de maneira adequada, visando à preservação dos direitos autorais e propriedade intelectual. Os trabalhos publicados na revista serão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-ND), permitindo o compartilhamento do artigo com reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.