ANÁLISE DO CRESCIMENTO DE MUDAS DE Eucalyptus sp. SUBMETIDAS A DIFERENTES DOSES DE GIBERELINA
Resumo
O presente estudo teve como objetivo identificar o efeito de diferentes concentrações de giberelina, especificamente ácido giberélico (GA3) no crescimento de clones de eucalipto urocam oriundos do cruzamento de Eucalyptus urophylla x Eucalyptus camaldulensis. O trabalho foi realizado na Universidade Estadual de Goiás, Câmpus Ipameri, Goiás. As mudas de eucalipto urocam (E. urophylla x E. camaldulensis) aos 100 dias de idade foram transferidas para vasos de cinco litros, contendo solo, areia e esterco, na proporção de 3:1:0,5, respectivamente. O experimento foi realizado em bancada a pleno sol, seguindo o delineamento inteiramente casualizado com seis tratamentos (plantas de E. urocam com 150 dias de idade foram tratadas com 30 ml de GA3, nas concentrações de 0 mg L-1; 25 mg L-1; 50 mg L-1; 100 mg L-1; 150 mg L-1; e 200 mg L-1 em aplicação única via foliar com auxílio de borrifador manual) e seis repetições. Aos 30 dias após a imposição dos tratamentos as plantas foram analisadas. A aplicação de giberelina proporcionou ajuste morfofisiológico das plantas alocando mais fotoassimilados para o caule, porém isso, resultou em menor particionamento do carbono para os órgãos fontes (folhas) e, por isso, a redução do crescimento em biomassa sob baixas concentrações de GA3. No entanto, nas concentrações superiores a 100 mg L-1 de GA3 as plantas apresentaram alocação de matéria seca para o caule e significativo incremento de biomassa total, sugerindo adequado investimento em órgãos fonte (folhas) e raízes para maior absorção de solução do solo para suportar o incremento no crescimento. A aplicação de ácido giberélico (GA3) em plantas de E. urocam proporcionou vigoroso crescimento vegetativo possibilitando maior estabelecimento em campo com elevado potencial de acúmulo de biomassa de interesse econômico (caule).
Direitos autorais
Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher um formulário de " licença exclusiva” que permitirá a divulgação do artigo na forma de acesso aberto. Para podermos fazer o trabalho de publicação e divulgação do artigo de pesquisa precisamos dos direitos para publicação. Para artigos de acesso aberto, usamos um acordo exclusivo de licenciamento em que os autores mantêm os direitos autorais em/de seu artigo.
Neste acordo os autores mantêm direitos sobre:
-Patentes e outros direitos de propriedade intelectual no artigo
-O direito de crédito para o trabalho publicado
Política de Acesso
Os artigos pulicados nesta revista são de acesso aberto, devem ser compartilhados livremente desde que a fonte e seus autores sejam citados de maneira adequada, visando à preservação dos direitos autorais e propriedade intelectual. Os trabalhos publicados na revista serão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-ND), permitindo o compartilhamento do artigo com reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.