COMPOSIÇÃO FLORÍSTICA E ESTRUTURAL DE PLANTAS DANINHAS EM AGROECOSSISTEMAS DE VÁRZEAS NO SUDOESTE DO TOCANTINS

  • Eduardo Ribeiro dos Santos Fundação Universidade do Tocantins - Unitins
  • Ariadne Feitosa Rodrigues Universidade Federal do Tocantins
  • Weverton Ferreira Santos Instituto Federal Goiano, Campus de Rio Verde - Programa de Pós Graduação em Ciências Agrárias - Agronomia (Doutorado)

Resumo

O conhecimento das espécies de plantas daninhas nas lavouras é fundamental para o planejamento dos métodos de controle. Diante disto, objetivou-se realizar um levantamento florístico e fitossociológico de uma área de sucessão entre as culturas de soja e arroz no sudoeste do Tocantins. As plantas daninhas foram inventariadas pelo método do quadrado vazado. Foram calculados os descritores estruturais e os índices de diversidade e similaridade. No total, foram registradas 63 espécies, 50 gêneros e 26 famílias. No cultivo da soja, as espécies que se destacaram, em ordem decrescente, do índice de valor de importância foram: Physalis angulata, Senna obtusifolia, Caperonia sp., Oryza sativa e Cyperus esculentus. No cultivo de arroz, a tiririca (Cyperus esculentus) se destacou em importância. A composição e estrutura da comunidade de plantas daninhas no cultivo de arroz e soja foram diferentes quanto a diversidade e similaridade de espécies.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Pesquisador e docente da Fundação Universidade do Tocantins/Unitins - AGRO. Possui Graduação em Ciências Biológicas pela UNITINS. Mestrado em Botânica pela Universidade Federal de Viçoca (UFV).  Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NUPAM) da UNITINS.

##submission.authorWithAffiliation##

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Tocantins.

##submission.authorWithAffiliation##

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Tocantins. Especialização em Planejamento e Gerenciamento Ambiental. Mestrado em Produção Vegetal pelo Programa de Pós Graduação da Faculdade de Agronomia da Universidade de Rio Verde, GO. Cursando Doutorado no Programa de Pós Graduação em Ciências Agrárias - Agronomia no Instituto Federal Goiano, Campus de Rio Verde, GO. 

Publicado
2018-03-22
Como Citar
DOS SANTOS, Eduardo Ribeiro; RODRIGUES, Ariadne Feitosa; SANTOS, Weverton Ferreira. COMPOSIÇÃO FLORÍSTICA E ESTRUTURAL DE PLANTAS DANINHAS EM AGROECOSSISTEMAS DE VÁRZEAS NO SUDOESTE DO TOCANTINS. AGRI-ENVIRONMENTAL SCIENCES, [S.l.], v. 3, n. 2, p. 29-39, mar. 2018. ISSN 2525-4804. Disponível em: <https://revista.unitins.br/index.php/agri-environmental-sciences/article/view/443>. Acesso em: 14 dec. 2018.
Seção
Artigo científico