COMPOSIÇÃO FLORÍSTICA E ESTRUTURAL DE PLANTAS DANINHAS EM AGROECOSSISTEMAS DE VÁRZEAS NO SUDOESTE DO TOCANTINS
Resumo
O conhecimento das espécies de plantas daninhas nas lavouras é fundamental para o planejamento dos métodos de controle. Diante disto, objetivou-se realizar um levantamento florístico e fitossociológico de uma área de sucessão entre as culturas de soja e arroz no sudoeste do Tocantins. As plantas daninhas foram inventariadas pelo método do quadrado vazado. Foram calculados os descritores estruturais e os índices de diversidade e similaridade. No total, foram registradas 63 espécies, 50 gêneros e 26 famílias. No cultivo da soja, as espécies que se destacaram, em ordem decrescente, do índice de valor de importância foram: Physalis angulata, Senna obtusifolia, Caperonia sp., Oryza sativa e Cyperus esculentus. No cultivo de arroz, a tiririca (Cyperus esculentus) se destacou em importância. A composição e estrutura da comunidade de plantas daninhas no cultivo de arroz e soja foram diferentes quanto a diversidade e similaridade de espécies.
Direitos autorais
Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher um formulário de " licença exclusiva” que permitirá a divulgação do artigo na forma de acesso aberto. Para podermos fazer o trabalho de publicação e divulgação do artigo de pesquisa precisamos dos direitos para publicação. Para artigos de acesso aberto, usamos um acordo exclusivo de licenciamento em que os autores mantêm os direitos autorais em/de seu artigo.
Neste acordo os autores mantêm direitos sobre:
-Patentes e outros direitos de propriedade intelectual no artigo
-O direito de crédito para o trabalho publicado
Política de Acesso
Os artigos pulicados nesta revista são de acesso aberto, devem ser compartilhados livremente desde que a fonte e seus autores sejam citados de maneira adequada, visando à preservação dos direitos autorais e propriedade intelectual. Os trabalhos publicados na revista serão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-ND), permitindo o compartilhamento do artigo com reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.