TEMPERATURAS E SUBSTRATOS PARA O TESTE DE GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE Cassia leptophylla Vogel
Resumo
O teste de germinação é o principal parâmetro de avaliação da qualidade fisiológica de sementes. Entretanto, para a maioria das espécies florestais nativas ainda há uma grande falta de informação sobre a condução do teste de germinação, o que dificulta a elaboração de protocolos para avaliação da qualidade fisiológica. Diante disso, o objetivo do trabalho foi avaliar diferentes temperaturas e substrato para a realização do teste de germinação de sementes de Cassia leptophylla. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado, em arranjo fatorial 4x4, sendo quatro substratos (areia, papel mata borrão, papel toalha e vermiculita) e quatro temperaturas (20, 25, 30 e 20-30 ºC) com quatro repetições de 50 sementes. As variáveis analisadas foram: plântulas normais, primeira contagem de germinação, índice de velocidade de germinação e tempo médio de germinação. A temperatura constante de 30 ºC em substrato areia e a temperatura alternada 20-30 ºC em substrato papel toalha são as condições que favorecem a porcentagem e velocidade de germinação, sendo indicadas para a condução do teste de germinação de C. leptophylla.

Copyright (c) 2020 AGRI-ENVIRONMENTAL SCIENCES

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais
Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher um formulário de " licença exclusiva” que permitirá a divulgação do artigo na forma de acesso aberto. Para podermos fazer o trabalho de publicação e divulgação do artigo de pesquisa precisamos dos direitos para publicação. Para artigos de acesso aberto, usamos um acordo exclusivo de licenciamento em que os autores mantêm os direitos autorais em/de seu artigo.
Neste acordo os autores mantêm direitos sobre:
-Patentes e outros direitos de propriedade intelectual no artigo
-O direito de crédito para o trabalho publicado
Política de Acesso
Os artigos pulicados nesta revista são de acesso aberto, devem ser compartilhados livremente desde que a fonte e seus autores sejam citados de maneira adequada, visando à preservação dos direitos autorais e propriedade intelectual. Os trabalhos publicados na revista serão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-ND), permitindo o compartilhamento do artigo com reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.