DISTRIBUIÇÃO DE POROS POR TAMANHO E SUA RELAÇÃO COM OS PARÂMETROS DE AJUSTES DA CURVA DE RETENÇÃO DE ÁGUA NO SOLO

  • Pedro Luan Ferreira da Silva Universidade Federal da Paraíba http://orcid.org/0000-0001-5520-7920
  • Flávio Pereira de Oliveira Universidade Federal da Paraíba/ Centro de Ciências Agrárias
  • Andre Julio do Amaral Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária/ Unidade de Solo - Recife
  • Walter Esfrain Pereira Universidade Federal da Paraíba/ Centro de Ciências Agrárias
  • Adriana Ferreira Martins Universidade Federal da Paraíba/ Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo
  • Danillo Dutra Tavares Universidade Federal Rural de Pernambuco/ Programa de ´Pós-Graduação em Ciência do Solo
Palavras-chave: Porosidade, curva de retenção, Planossolo, ILPF.

Resumo

A distribuição de poros por tamanho exerce influência sobre a dinâmica de gases e solutos do solo, além de atuar sobre o desenvolvimento do sistema radicular das plantas. Contudo, verifica-se que em solos arenosos a distribuição irregular das partículas de areia pode modificar a distribuição de poros e o seu comportamento físico-hídrico. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi avaliar a relação entre a distribuição de poros no solo por tamanho e os parâmetros de ajuste da curva de retenção de água no solo (α, n) em um Planossolo Háplico sob manejo de produção conservacionista no Agreste da Paraíba. Amostras de solo com estrutura indeformada foram coletadas no solo sob sistema de integração lavoura-pecuária-floresta nas camadas de 0,00-0,10 e 0,10-0,20 m, no município de Alagoinha, estado da Paraíba. Realizou-se a análise granulométrica com o fracionamento da areia em classes de tamanho. Além disso, submeteu-se as amostras aos potenciais -6, -10, -33, -100, -300, -500, -1000, e -1500 kPa, para determinação da curva característica de retenção de água no solo e distribuição de poros por tamanho. O Planossolo apresentou predomínio da fração areia nas frações média e fina. A distribuição de poros mostrou-se heterogênea em função do teor de areia. Conclui-se que a distribuição de poros por tamanho apresentou correlação positiva e significativa com os parâmetros de ajustes da curva característica de retenção de água no solo (n) e (α).

Biografia do Autor

Pedro Luan Ferreira da Silva, Universidade Federal da Paraíba

Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal da Paraíba. Mestrando no Programa de pós-graduação em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) na Universidade Estadual de Maringá.

Flávio Pereira de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba/ Centro de Ciências Agrárias

Engenheiro Agrônomo, Doutor em Ciência do Solo. Professor Associado do Departamento de Solos e Engenharia Rural, do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba, Areia-PB. 

Andre Julio do Amaral, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária/ Unidade de Solo - Recife

Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade do Estado de Santa Catarina. Doutor em Ciência do Solo. Atualmente pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA-UEP, Unidade Recife.

Walter Esfrain Pereira, Universidade Federal da Paraíba/ Centro de Ciências Agrárias

Possui graduação em Engenharia Agronômica - Universidad Nacional de Asunción (1992), mestrado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (1996) e doutorado em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa (2001). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal da Paraíba.

Adriana Ferreira Martins, Universidade Federal da Paraíba/ Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo

Graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS, 2001). Especialização em Diagnóstico Genético e Molecular pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA, 2006). Mestrado em Ciência do Solo, com ênfase em Microbiologia e Bioquímica do Solo, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2010). Doutorado em Ciência do Solo, com ênfase em Ciclos Biogeoquímicos, pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB, 2015). Atualmente, Bolsista PNPD/Capes - Recém-doutora, pela Universidade Federal da Paraíba.

Danillo Dutra Tavares, Universidade Federal Rural de Pernambuco/ Programa de ´Pós-Graduação em Ciência do Solo

Engenheiro Agrônomo formado pelo Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (Campus II - CCA - UFPB). Mestre em Ciência do Solo pelo Programa de Pós-graduação em Ciência do Solo da UFPB. Doutorando em Ciência do Solo na Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Publicado
2020-10-28
Como Citar
Silva, P. L. F. da, Oliveira, F. P. de, Amaral, A. J. do, Pereira, W. E., Martins, A. F., & Tavares, D. D. (2020). DISTRIBUIÇÃO DE POROS POR TAMANHO E SUA RELAÇÃO COM OS PARÂMETROS DE AJUSTES DA CURVA DE RETENÇÃO DE ÁGUA NO SOLO. AGRI-ENVIRONMENTAL SCIENCES, 6, 13. https://doi.org/10.36725/agries.v6i0.3588