CARACTERÍSTICAS AGRONÔMICAS E AVALIAÇÃO ECONÔMICA DO MILHO SOB DIFERENTES DOSES DE NITROGÊNIO NA FORMA DE UREIA COMUM E PELETIZADA.
Resumo
O milho é a terceira commodity em valor bruto de produção no Brasil, ficando atrás apenas da soja e da carne bovina. Apesar dos avanços tecnológicos que vem ocorrendo no meio agrícola nos últimos anos, a produtividade da cultura tem se mantido quase constante no decorrer dos anos, próximo de 2.500 kg ha-1, considerado um baixo valor quando comparado a outros países. A adubação nitrogenada é fator bastante complexo para diversas culturas em razão das várias transformações que ocorrem com o N no solo e influenciam no seu aproveitamento pelas plantas. Objetivou-se nesse trabalho estudar o efeito da ureia comum e peletizada em diferentes doses nas características agronômicas do milho na cidade de Barreiras/BA, bem como sua avaliação econômica para a safra 2013/14. Os tratamentos foram compostos por um esquema fatorial 2 x 3, sendo dois tipos de ureia (ureia convencional e ureia polimerizada) com três doses de nitrogênio (N) (75, 100, 125 kg ha-1). Foram analisadas as seguintes variáveis: altura de plantas, diâmetro de espiga, massa seca de mil grãos, estimativa de produtividade e avaliação econômica. Apenas para variável massa de mil grãos foi observado diferença significativa entre as fontes de nitrogênio. A aplicação de doses de nitrogênio influenciou diretamente a produção de milho, independente da fonte utilizada, havendo incremento de 6,50 kg ha-1 de milho por cada kg de N aplicado. A dose de 75 kg. ha-1 da ureia comum, apresentou o melhor retorno econômico para as condições testadas.

Copyright (c) 2020 AGRI-ENVIRONMENTAL SCIENCES

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais
Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher um formulário de " licença exclusiva” que permitirá a divulgação do artigo na forma de acesso aberto. Para podermos fazer o trabalho de publicação e divulgação do artigo de pesquisa precisamos dos direitos para publicação. Para artigos de acesso aberto, usamos um acordo exclusivo de licenciamento em que os autores mantêm os direitos autorais em/de seu artigo.
Neste acordo os autores mantêm direitos sobre:
-Patentes e outros direitos de propriedade intelectual no artigo
-O direito de crédito para o trabalho publicado
Política de Acesso
Os artigos pulicados nesta revista são de acesso aberto, devem ser compartilhados livremente desde que a fonte e seus autores sejam citados de maneira adequada, visando à preservação dos direitos autorais e propriedade intelectual. Os trabalhos publicados na revista serão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-ND), permitindo o compartilhamento do artigo com reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.