CARACTERÍSTICAS AGRONÔMICAS E AVALIAÇÃO ECONÔMICA DO MILHO SOB DIFERENTES DOSES DE NITROGÊNIO NA FORMA DE UREIA COMUM E PELETIZADA.

  • Jonatas Barros dos Santos Universidade de Brasília
  • Alberto Nascimento Silva Uneb - Universidade do Estado da Bahia
  • Jose de Oliveira Cruz Universidade de Brasília - UnB
  • Rodrigo Barros dos Santos Faculdade São Francisco de Barreiras- FASB
  • Ricardo Ferreira da Silva Uneb - Universidade do Estado da Bahia
Palavras-chave: Adubação nitrogenada, fertilidade do solo, Zea mays.

Resumo

O milho é a terceira commodity em valor bruto de produção no Brasil, ficando atrás apenas da soja e da carne bovina. Apesar dos avanços tecnológicos que vem ocorrendo no meio agrícola nos últimos anos, a produtividade da cultura tem se mantido quase constante no decorrer dos anos, próximo de 2.500 kg ha-1, considerado um baixo valor quando comparado a outros países. A adubação nitrogenada é fator bastante complexo para diversas culturas em razão das várias transformações que ocorrem com o N no solo e influenciam no seu aproveitamento pelas plantas. Objetivou-se nesse trabalho estudar o efeito da ureia comum e peletizada em diferentes doses nas características agronômicas do milho na cidade de Barreiras/BA, bem como sua avaliação econômica para a safra 2013/14. Os tratamentos foram compostos por um esquema fatorial 2 x 3, sendo dois tipos de ureia (ureia convencional e ureia polimerizada) com três doses de nitrogênio (N) (75, 100, 125 kg ha-1). Foram analisadas as seguintes variáveis: altura de plantas, diâmetro de espiga, massa seca de mil grãos, estimativa de produtividade e avaliação econômica. Apenas para variável massa de mil grãos foi observado diferença significativa entre as fontes de nitrogênio. A aplicação de doses de nitrogênio influenciou diretamente a produção de milho, independente da fonte utilizada, havendo incremento de 6,50 kg ha-1 de milho por cada kg de N aplicado. A dose de 75 kg. ha-1 da ureia comum, apresentou o melhor retorno econômico para as condições testadas.

Biografia do Autor

Jonatas Barros dos Santos, Universidade de Brasília

Doutorando em Agronomia, Universidade de Brasília – UnB.

Mestrado em Agronomia, Universidade de Brasília – UnB.

Graduado em Engenharia Agronômica, Universidade do Estado da Bahia – UNEB

 

Alberto Nascimento Silva, Uneb - Universidade do Estado da Bahia

Professor Universidade do Estado da Bahia - UNEB, campus IX, Barreiras-Ba.

Mestre e Doutorando em Agronomia, Universidade de Brasília – UnB.

Graduado em Engenharia Agronômica, Universidade do Estado da Bahia – UNEB

 

Jose de Oliveira Cruz, Universidade de Brasília - UnB
Doutorando em Agronomia - Universidade de Brasília - UnB Mestrado em Agronomia - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP.
Graduado em Agronomia - Universidade Federal da Paraíba, UFPB.  
Rodrigo Barros dos Santos, Faculdade São Francisco de Barreiras- FASB

Graduado em Agronomia -  Faculdade São Francisco de Barreiras - FASB.

Ricardo Ferreira da Silva, Uneb - Universidade do Estado da Bahia

Graduado em Engenharia Agronômica, Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Publicado
2020-11-30
Como Citar
Barros dos Santos, J., Nascimento Silva, A., de Oliveira Cruz, J., Barros dos Santos, R., & Ferreira da Silva, R. (2020). CARACTERÍSTICAS AGRONÔMICAS E AVALIAÇÃO ECONÔMICA DO MILHO SOB DIFERENTES DOSES DE NITROGÊNIO NA FORMA DE UREIA COMUM E PELETIZADA. AGRI-ENVIRONMENTAL SCIENCES, 6, 10. https://doi.org/10.36725/agries.v6i0.3561