PRODUÇÃO DE MUDAS DE BATATA-DOCE EM CLIMA TROPICAL
Resumo
A batata-doce (Ipomoea batatas) é uma hortaliça dicotiledônea que possui diversas variedades, além de fácil adaptação em clima tropical. O desenvolvimento inicial das mudas pode variar de acordo com a cultivar e sofrer alteração no seu desenvolvimento em razão das condições climáticas. Objetivou-se neste trabalho avaliar mudas de cinco cultivares de batata doce cultivadas no município de Ji-Paraná, Rondônia. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, composto por cinco tratamentos, sendo estes as cultivares JNRX-1, JNRX-12, JN-branca 1 e Canadense, adquiridas no Estado de São Paulo, e da cultivar Beauregard, adquirida na região local. Para a produção de mudas, a rama de plantas matrizes foi cortada e o material seccionado de forma que apresentasse uma folha acompanhada de uma gema e um fragmento de caule. Este material foi colocado para enraizar em frascos transparentes contendo água potável em temperatura ambiente. Três dias após, o material foi retirado do recipiente com água e repassado para sacos plásticos contendo substrato comercial para hortaliças, e identificadas de acordo com cada cultivar. Aos 30 dias após o preparo das mudas foi analisado: comprimento da raiz (cm), comprimento da parte aérea (cm), massa fresca da raiz (g), massa fresca da parte aérea (g), número de folhas, número de ramos e área foliar (cm²). As cultivares adquiridas no estado de São Paulo (JNRX- 12, JNRX-1, JN Branca 1 e Canadense) se desenvolveram bem nas condições climáticas do município de Ji-Paraná/O, expressando valores semelhantes ou até mesmo superiores a cultivar Beauregard adquirida na região local. De acordo com as características avaliadas, nas condições climáticas do município, recomenda-se para a produção de mudas as cultivares JNRX- 12, JN Branca 1 e Canadense, pois estas cultivares apresentaram maior comprimento e massa fresca de raiz e maior comprimento da parte aérea.

Copyright (c) 2020 AGRI-ENVIRONMENTAL SCIENCES

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais
Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher um formulário de " licença exclusiva” que permitirá a divulgação do artigo na forma de acesso aberto. Para podermos fazer o trabalho de publicação e divulgação do artigo de pesquisa precisamos dos direitos para publicação. Para artigos de acesso aberto, usamos um acordo exclusivo de licenciamento em que os autores mantêm os direitos autorais em/de seu artigo.
Neste acordo os autores mantêm direitos sobre:
-Patentes e outros direitos de propriedade intelectual no artigo
-O direito de crédito para o trabalho publicado
Política de Acesso
Os artigos pulicados nesta revista são de acesso aberto, devem ser compartilhados livremente desde que a fonte e seus autores sejam citados de maneira adequada, visando à preservação dos direitos autorais e propriedade intelectual. Os trabalhos publicados na revista serão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-ND), permitindo o compartilhamento do artigo com reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.