EFEITO DE ÓLEOS ESSENCIAIS SOBRE A MICOFLORA ASSOCIADA ÀS SEMENTES DE MANJERICÃO
Resumo
A escassa aplicação de controle fitossanitário às espécies medicinais, como o manjericão, torna as suas sementes em importantes veículos de propagação de fitopatógenos. Neste sentido, objetivou-se avaliar o efeito de óleos essenciais sobre a incidência de fungos nas sementes de manjericão utilizando diferentes concentrações de óleos essenciais. Adotou-se o delineamento inteiramente casualizado com quatro repetições, em esquema fatorial 3 x 10 (óleo essencial de manjericão, capim citronela e copaíba e dez concentrações dos óleos essenciais: 0; 5; 10; 15; 20; 25; 30; 35; 40 e 100 % v.v). Foram realizados testes com os óleos essenciais para avaliar o efeito sobre a germinação das sementes e a inibição da micoflora presente nas sementes de manjericão pelo Blotter test; e posteriormente, o teste de patogenicidade. Foram identificados seis gêneros de fungos, sendo alguns causadores de manchas foliares, como Curvularia sp.; Colletotrichum sp. e Alternaria sp., e os demais gêneros, como Aspergillus sp., Cladosporium sp. Penicillium sp., considerados fungos contaminantes de armazenamento. Observou-se inibição da germinação das sementes com o aumento das concentrações dos óleos essenciais.
Copyright (c) 2020 AGRI-ENVIRONMENTAL SCIENCES
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais
Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher um formulário de " licença exclusiva” que permitirá a divulgação do artigo na forma de acesso aberto. Para podermos fazer o trabalho de publicação e divulgação do artigo de pesquisa precisamos dos direitos para publicação. Para artigos de acesso aberto, usamos um acordo exclusivo de licenciamento em que os autores mantêm os direitos autorais em/de seu artigo.
Neste acordo os autores mantêm direitos sobre:
-Patentes e outros direitos de propriedade intelectual no artigo
-O direito de crédito para o trabalho publicado
Política de Acesso
Os artigos pulicados nesta revista são de acesso aberto, devem ser compartilhados livremente desde que a fonte e seus autores sejam citados de maneira adequada, visando à preservação dos direitos autorais e propriedade intelectual. Os trabalhos publicados na revista serão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-ND), permitindo o compartilhamento do artigo com reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.