CRESCIMENTO E MARCHA DE ACÚMULO DE NUTRIENTES EM MELANCIA cv. TOP GUN EM VARZÉA IRRIGADA NO TOCANTINS
Resumo
Um dos empecilhos ao crescimento da área cultivada com melancia tem sido a escassez de informações técnicas, sobretudo relativas à nutrição da cultura, o que pode afetar diretamente na produtividade e qualidade dos frutos. A marcha de absorção de nutrientes é uma ferramenta fundamental para o conhecimento da exigência nutricional da planta em diferentes estádios fenológicos, mostrando a época certa para aplicação dos nutrientes. Diante o exposto, este trabalho teve como objetivo determinar o crescimento e marcha de acúmulo de macronutrientes pela cultura da melancia cv. Top Gun em área de várzea no município da Lagoa da Confusão – TO. O experimento foi conduzido em propriedade rural localizada no município da Lagoa da Confusão – TO, no período de junho a agosto de 2016. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados com cinco épocas de coleta das plantas (15, 30, 45, 60 e 75 dias após a semeadura), em quatro repetições, sendo que em cada repetição foram coletadas duas plantas. Após cada coleta, as plantas foram fracionadas em parte aérea (ramas e folhas) e frutos, para determinação da matéria seca constante. Posteriormente realizou-se a determinação dos teores dos nutrientes N, P, K, Ca, Mg e S, sendo utilizado o método de extração por digestão nitro-perclórica. Os nutrientes mais acumulados pelas plantas de melancia durante o ciclo foram K, N, Ca, Mg, P e S, com 101,27, 75,54, 59,45, 14,91, 13,09 e 5,84 kg ha-1, respectivamente. Os nutrientes mais transportados pelos frutos foram K, N, P, Mg, Ca e S, correspondendo a 80,56, 50,96, 11,16, 6,45, 5,93 e 4,88 kg ha-1, respectivamente. O período de maior acúmulo de matéria seca em plantas de melancia cv. Top Gun foi de 30-45 DAS para a parte aérea (ramas e folhas) e 60-75 DAS para os frutos.
Palavras-chave: Citrullus lanatus L.; desenvolvimento de plantas; macronutrientes; marcha de absorção.
Copyright (c) 2020 AGRI-ENVIRONMENTAL SCIENCES
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais
Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher um formulário de " licença exclusiva” que permitirá a divulgação do artigo na forma de acesso aberto. Para podermos fazer o trabalho de publicação e divulgação do artigo de pesquisa precisamos dos direitos para publicação. Para artigos de acesso aberto, usamos um acordo exclusivo de licenciamento em que os autores mantêm os direitos autorais em/de seu artigo.
Neste acordo os autores mantêm direitos sobre:
-Patentes e outros direitos de propriedade intelectual no artigo
-O direito de crédito para o trabalho publicado
Política de Acesso
Os artigos pulicados nesta revista são de acesso aberto, devem ser compartilhados livremente desde que a fonte e seus autores sejam citados de maneira adequada, visando à preservação dos direitos autorais e propriedade intelectual. Os trabalhos publicados na revista serão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-ND), permitindo o compartilhamento do artigo com reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.