BIOCHAR DE SERRAGEM DE EUCALIPTO COMO CONDICIONADOR DE SUBSTRATOS PARA PRODUÇÃO DE MUDAS DE ALFACE
Resumo
O sucesso na produção de alface (Lactuca sativa L.) começa pela obtenção de mudas com boa qualidade sendo necessário a utilização de substratos que fornecem condições químicas e físicas favoráveis ao desenvolvimento da planta. O reaproveitamento de resíduos na produção de substratos pode ser uma proposta interessante para a produção de mudas. O trabalho objetivou avaliar a influência de biochar produzido a partir da serragem de eucalipto, no desenvolvimento de mudas de alface. O experimento foi conduzido em casa de vegetação com delineamento experimental inteiramente casualizado, com sete tratamentos e três repetições. Utilizou-se a cultivar Grandes Lagos e sete substratos sendo um comercial, Bioplant® (BPL) e seis formados a partir do substrato comercial, Bioplant® + biochar (BC 5, BC 10, BC 15, BC 25, BC 50 e BC 75% m/m). Foram avaliadas as variáveis percentagem de emergência (E), índice de velocidade de emergência (IVE), comprimento da parte aérea (CPA) e sistema radicular (CSR), massa fresca da parte aérea (MFPA) e do sistema radicular (MFSR) e massa seca da parte aérea (MSPA) e do sistema radicular (MSSR), 25 dias após a semeadura. A adição de biochar, ao substrato comercial, Bioplant®, na concentração de 5% em massa, apresentou viabilidade para ser utilizado como condicionador de substrato no desenvolvimento de mudas de alface da cultivar Grandes Lagos.

Copyright (c) 2019 AGRI-ENVIRONMENTAL SCIENCES

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais
Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher um formulário de " licença exclusiva” que permitirá a divulgação do artigo na forma de acesso aberto. Para podermos fazer o trabalho de publicação e divulgação do artigo de pesquisa precisamos dos direitos para publicação. Para artigos de acesso aberto, usamos um acordo exclusivo de licenciamento em que os autores mantêm os direitos autorais em/de seu artigo.
Neste acordo os autores mantêm direitos sobre:
-Patentes e outros direitos de propriedade intelectual no artigo
-O direito de crédito para o trabalho publicado
Política de Acesso
Os artigos pulicados nesta revista são de acesso aberto, devem ser compartilhados livremente desde que a fonte e seus autores sejam citados de maneira adequada, visando à preservação dos direitos autorais e propriedade intelectual. Os trabalhos publicados na revista serão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-ND), permitindo o compartilhamento do artigo com reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.