ADUBAÇÃO NITROGENADA NO VIGOR DAS MUDAS, CONCENTRAÇÃO DE AMINOÁCIDOS E PROTEÍNAS TOTAIS E NO TEOR DE CLOROFILA NO FEIJÃO-DE-CORDA (Vigna Unguiculata)
Resumo
O trabalho teve como objetivo descrever os efeitos fisiológicos da adubação nitrogenada (N) através das análises de crescimento e concentração de clorofila, aminoácidos e proteína total nas folhas de feijão-de-corda. O experimento foi desenvolvido em casa de vegetação, em blocos ao acaso, com quatro repetições e seis tratamentos. Foram analisados os parâmetros biométricos de crescimento das mudas e a determinação dos teores de clorofila nas folhas, aminoácidos e proteínas. As análises tiveram início após 60 dias da adubação. Dentre os resultados obtidos, destacamos que a adubação nitrogenada à base de ureia, resultou no maior vigor das mudas, como altura, diâmetro do caule, brotações, área foliar e no aumento da concentração de clorofila, aminoácidos e proteínas, obtendo os melhores resultados com o aumento das concentrações da adubação. O uso de adubo nitrogenado na cultura do feijão-de-corda na dose de 9,54g.kg-1 aumenta o crescimento e o vigor da cultura e favorece o aumento de aminoácido e proteínas, com destaque para o aminoácido fenilalanina, leucina e isoleucina. A adubação nitrogenada também contribuiu para o aumento de aminoácidos e proteínas totais.
Copyright (c) 2020 AGRI-ENVIRONMENTAL SCIENCES
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais
Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher um formulário de " licença exclusiva” que permitirá a divulgação do artigo na forma de acesso aberto. Para podermos fazer o trabalho de publicação e divulgação do artigo de pesquisa precisamos dos direitos para publicação. Para artigos de acesso aberto, usamos um acordo exclusivo de licenciamento em que os autores mantêm os direitos autorais em/de seu artigo.
Neste acordo os autores mantêm direitos sobre:
-Patentes e outros direitos de propriedade intelectual no artigo
-O direito de crédito para o trabalho publicado
Política de Acesso
Os artigos pulicados nesta revista são de acesso aberto, devem ser compartilhados livremente desde que a fonte e seus autores sejam citados de maneira adequada, visando à preservação dos direitos autorais e propriedade intelectual. Os trabalhos publicados na revista serão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-ND), permitindo o compartilhamento do artigo com reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.