ADUBAÇÃO NPK COMO PROMOTOR DE CRESCIMENTO EM ALFACE
Resumo
A alface é a principal hortaliça folhosa comercializada e consumida no Brasil, sendo considerada de maior valor comercial. O objetivo do trabalho foi avaliar características agronômicas da alface sob diferentes doses de adubação NPK. O experimento foi conduzido em horta urbana na cidade de Gurupi no estado do Tocantins. Utilizou-se o delineamento experimental de blocos casualizados com quatro repetições e seis tratamentos da formulação adubo NPK (05-25-15): 0; 50; 100; 150; 200 e 250 kg ha-1 do formulado. A cultivar de alface utilizada foi SVR 2005, ao qual foi avaliado: diâmetro da cabeça; produtividade; massa comercial; massa total; comprimento do caule; número de folhas comerciais e número de folhas totais. A produtividade comercial de 14,5 t ha-1 foi observada na dose de 157,4 kg de NPK. Doses acima de 200 kg ha-1 resultaram em redução de incrementos para todas as características avaliadas. O diâmetro de cabeça teve seu ponto de máxima na dose de 172,9 kg ha-1 de NPK.

Copyright (c) 2019 AGRI-ENVIRONMENTAL SCIENCES

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais
Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher um formulário de " licença exclusiva” que permitirá a divulgação do artigo na forma de acesso aberto. Para podermos fazer o trabalho de publicação e divulgação do artigo de pesquisa precisamos dos direitos para publicação. Para artigos de acesso aberto, usamos um acordo exclusivo de licenciamento em que os autores mantêm os direitos autorais em/de seu artigo.
Neste acordo os autores mantêm direitos sobre:
-Patentes e outros direitos de propriedade intelectual no artigo
-O direito de crédito para o trabalho publicado
Política de Acesso
Os artigos pulicados nesta revista são de acesso aberto, devem ser compartilhados livremente desde que a fonte e seus autores sejam citados de maneira adequada, visando à preservação dos direitos autorais e propriedade intelectual. Os trabalhos publicados na revista serão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-ND), permitindo o compartilhamento do artigo com reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.