UTILIZAÇÃO DE REVESTIMENTOS ALTERNATIVOS NA CONSERVAÇÃO PÓS-COLHEITA DE MAMÃO ‘SUNRISE SOLO’
Resumo
A cultura do mamão apresenta expressiva participação na produção da fruticultura nacional. Porém, ainda apresenta alta taxa de perda pós-colheita. Em busca de fontes alternativas para a conservação de frutas, o presente trabalho tem por objetivo avaliar o efeito da aplicação de revestimentos alternativos de origem vegetal na conservação pós-colheita de frutos de mamão papaia cultivar Sunrise Solo. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 4 x 4 (quatro tratamentos x quatro períodos avaliados), com quatro repetições, onde cada repetição corresponde a um fruto de mamão, totalizando 64 frutos (64 parcelas). Os tratamentos foram distribuídos de forma aleatória: T1: Testemunha (sem uso de revestimento); T2: Óleo purificado de coco babaçu na concentração de 3%; T3: Fécula de mandioca na concentração de 5%; T4: Cera de carnaúba Aruá BR Tropical 18%. Foram selecionados frutos no estádio pré-climatérico. Estes foram imersos durante um minuto em seus respectivos tratamentos e acondicionados em recipientes descartáveis. Após, foram armazenados à temperatura média de 28,6 ºC ± 3 ºC e umidade relativa média de 54,5%. Foram avaliadas as variáveis: coloração da casca, perda de massa fresca, pH e sólidos solúveis totais. O uso de revestimentos alternativos em frutos de mamão retarda a mudança de coloração ao decorrer das avaliações em comparação ao tratamento sem aplicação (controle), destacando-se o tratamento com aplicação de fécula de mandioca (5%). Os frutos revestidos com cera de carnaúba (18%) apresentam os menores valores na perda de massa em todas as épocas de avaliações, diferindo significativamente dos demais tratamentos. Os tratamentos com cobertura não influenciam significativamente no valor do pH e nos sólidos solúveis totais dos frutos de mamão durante todas as épocas de avaliação.

Copyright (c) 2019 AGRI-ENVIRONMENTAL SCIENCES

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais
Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher um formulário de " licença exclusiva” que permitirá a divulgação do artigo na forma de acesso aberto. Para podermos fazer o trabalho de publicação e divulgação do artigo de pesquisa precisamos dos direitos para publicação. Para artigos de acesso aberto, usamos um acordo exclusivo de licenciamento em que os autores mantêm os direitos autorais em/de seu artigo.
Neste acordo os autores mantêm direitos sobre:
-Patentes e outros direitos de propriedade intelectual no artigo
-O direito de crédito para o trabalho publicado
Política de Acesso
Os artigos pulicados nesta revista são de acesso aberto, devem ser compartilhados livremente desde que a fonte e seus autores sejam citados de maneira adequada, visando à preservação dos direitos autorais e propriedade intelectual. Os trabalhos publicados na revista serão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-ND), permitindo o compartilhamento do artigo com reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.