CUSTOS E DESEMPENHO PRODUTIVO COM ESTRATÉGIAS DE SUPLEMENTAÇÃO PARA NOVILHAS DURANTE O PERÍODO DE TRANSIÇÃO ÁGUAS-SECA

Palavras-chave: Aspectos econômicos, pecuária, produção

Resumo

O trabalho teve como objetivo avaliar a viabilidade de diferentes estratégias com suplemento proteinado (SP)
e suplementação proteico energética (SPE) para novilhas aneloradas com predominância de características da
raça Nelore, em pastagens de capim Mombaça (Megathyrsus maximus). Para isso foram utilizadas 200
novilhas, nas quais testou-se cinco estratégias durante 84 dias, divididos em períodos de 28 dias, quando se
manteve ou mudou-se a estratégia. As estratégias testadas foram: SP1= SP com 240 g PB/kg MS com 01 nível
de oferta; SP2+SPE12 = SP com 02 níveis de oferta + SPE com 120 g PB/kg MS; SP1+SPE12 = SP com 01
nível de oferta + SPE com 120 g PB/kg MS; SPE12= SPE com 03 níveis de oferta e; SPE18= SPE com alta
proteína (180 g PB/kg MS) com 03 níveis de oferta. A análise estatística revelou efeito significativo (p<0,05)
em todas as variáveis avaliadas. A suplementação proteico-energética de alta proteína (SPE18) resultou no
maior peso corporal final e receita unitária, porém apresentou os maiores custos de aquisição e custo por
quilograma de ganho de peso, reduzindo a lucratividade e o retorno sobre investimento. Por outro lado, a
combinação SP1 com SPE em níveis crescentes apresentou menor custo de aquisição, menor custo por
quilograma ganho e maior retorno sobre investimento, indicando melhor ajuste econômico e maior
rentabilidade. A utilização do SP no primeiro período, seguida da SPE em níveis crescentes, reduz o custo da
produção sem comprometer a produtividade e a lucratividade do sistema.

Biografia do Autor

Elis Regina de Queiroz Vieira, Universidade Estadual do Tocantins/Professora

Professora na Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS). Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal do Tocantins-TO (2015), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal da Grande Dourados-MS e doutorado em Ciência Animal Tropical pela Universidade Federal do Tocantins com participação no programa de pós-graduação Doutorado Sanduíche na Universidade da Flórida, Estados Unidos, atuando como pesquisador. Cursou especialização MBA em Gestão da Engenharia de Produção e Operações Logísticas pela Universidade Federal do Tocantins, UFT, Brasil. Possui pós-doutorado pelos programas CAPES e FAPT/CNPQ (UFNT). 

Jose Neuman miranda Neiva, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (1987), mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras (1990) e doutorado em Zootecnia pela Universidade Federal de Viçosa (1995). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Norte do Tocantins. É bolsista DT do CNPq e tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Produção Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: Avaliação de subprodutos da agroindústria, produção de bovinos de leite e corte em pastagens tropicais e suplementação alimentar. Atua como consultor ad hoc nos seguintes periódicos: Ciencia Rural, Agrária, Ciência Animal Brasileira, Ciência Agronômica, Pesquisa Agropecuária Brasileira, Archivos de Zootecnia, Revista Brasileira de Zootecnia, dentre outras. É coordenador do canal AGROVERDADES.

Clarete de Itoz, Universidade Federal do Norte do Tocantins

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade de Filosofia E Ciências Humanas de Gurupi (1999); Mestrado Em Contabilidade pela Fundação Visconde de Cairu (2005) e Doutorado em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). É docente efetiva do ensino superior da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) . Tem experiência na área de Gestão, com ênfase em Educação e Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas modelos de educação para o ensino da contabilidade; e, modelos de governança aplicado a instituições de ensino. Membro da Academia Tocantinense de Ciências Contábeis (ATOCCON), Cátedra n. 29.

Warton da Silva Souza

Professor do Magistério Superior, Doutor em Administração, com experiência em ensino, pesquisa e extensão nas áreas de marketing, métodos quantitativos, gestão pública e políticas públicas. Atualmente leciona na UFNT, no Curso de Logística e no Mestrado em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais. Coordena projetos voltados ao desenvolvimento regional, inovação e políticas públicas. Possui publicações em periódicos, atua em bancas, eventos científicos e na orientação de trabalhos acadêmicos.

José Helder de Andrade Moura

Possui graduação em zootecnia pela Universidade Federal da Paraíba, é mestre em zootecnia pela mesma instituição e doutor em Ciência Animal pela Universidade Federal do Tocantins, atuando na área de produção de ruminantes.

Publicado
2025-10-24
Como Citar
de Queiroz Vieira, E. R., Neuman miranda Neiva, J., de Itoz, C., da Silva Souza, W., & Helder de Andrade Moura, J. (2025). CUSTOS E DESEMPENHO PRODUTIVO COM ESTRATÉGIAS DE SUPLEMENTAÇÃO PARA NOVILHAS DURANTE O PERÍODO DE TRANSIÇÃO ÁGUAS-SECA. AGRI-ENVIRONMENTAL SCIENCES, 11(2), 12. https://doi.org/10.36725/agries.v11i2.10830