ÍNDICES PRODUTIVOS E AGRONÔMICOS DO FEIJÃO CULTIVADO EM SISTEMA ABAFADO, SOB TRATAMENTOS DE ADUBAÇÃO VERDE
Resumo
No Maranhão, a principal forma de cultivo pelos agricultores familiares é a roça no toco, mas com crescente adesão ao sistema de feijão abafado, que tem como característica a ausência do fogo na limpeza da sua área de cultivo. O objetivo deste trabalho foi avaliar a produção do feijão de corda (Vigna unguiculata (L.) Walp), em sistema de cultivo abafado com diferentes espécies de adubação verde. A pesquisa foi realizada no Horto da Universidade Federal do Maranhão-UFMA, Campus de Bacabal-MA, entre os anos de 2023 e 2024. Foi utilizado um delineamento inteiramente casualizado, que contou com quatro tratamentos e cinco repetições. Foram utilizadas três espécies de adubos verde: Crotalária ochroleuca (Crotalaria ochroleuca), Feijão de porco (Canavalia ensiformis) e Mucuna cinza (Mucuna pruriens), assim como pousio (tratamento controle). Após o cultivo das referidas espécies, foi avaliado a produção de biomassa de cada uma e, posteriormente, elas foram utilizadas como cobertura para feijão de corda (Vigna unguiculata). Foram realizados estudos relacionados a produção de biomassa índices ecológicos, bem como aspectos relacionados a produção do feijão e de seus componentes de produção. Os tratamentos de Crotalária ochroleuca e Feijão de porco tiveram a maior produção de biomassa (P<0,05). Os componentes de produção não mostraram relação direta com a produtividade do feijão. A Crotalária, juntamente com a Mucuna cinza, proporcionaram a maior produtividade de feijão (P<0,05). A técnica do feijão abafado se mostrou viável do ponto de vista produtivo, utilizando a Crotalaria ochroleuca e Mucuna cinza como plantas de cobertura, se mostrando culturas eficientes para a finalidade que foram utilizadas.
Copyright (c) 2025 AGRI-ENVIRONMENTAL SCIENCES

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais
Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher um formulário de " licença exclusiva” que permitirá a divulgação do artigo na forma de acesso aberto. Para podermos fazer o trabalho de publicação e divulgação do artigo de pesquisa precisamos dos direitos para publicação. Para artigos de acesso aberto, usamos um acordo exclusivo de licenciamento em que os autores mantêm os direitos autorais em/de seu artigo.
Neste acordo os autores mantêm direitos sobre:
-Patentes e outros direitos de propriedade intelectual no artigo
-O direito de crédito para o trabalho publicado
Política de Acesso
Os artigos pulicados nesta revista são de acesso aberto, devem ser compartilhados livremente desde que a fonte e seus autores sejam citados de maneira adequada, visando à preservação dos direitos autorais e propriedade intelectual. Os trabalhos publicados na revista serão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-ND), permitindo o compartilhamento do artigo com reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.







