LEVANTAMENTO DOS ATRIBUTOS FÍSICOS E QUÍMICOS DO SOLO EM ÁREA AGRÍCOLA E NATIVA DO CERRADO TOCANTINENSE

Palavras-chave: Bioma, Fertilidade do solo, Neossolo Quartzarênico Órtico típico, Resistência à penetração

Resumo

O Cerrado tocantinense é um bioma de transição entre a Amazônia e o Cerrado central, marcado por grande biodiversidade e relevância ecológica. Abriga solos variados e recursos hídricos importantes, sustentando atividades agrícolas, pecuárias e a conservação ambiental da região. Este estudo teve como objetivo comparar os atributos físicos e químicos do solo Neossolo Quartzarênico Órtico típico em duas áreas do Cerrado tocantinense: em área agrícola e área nativa. Para isso, foram realizadas análises morfológicas, químicas, físicas e granulométricas do solo, em profundidades de 0 - 20 cm e 20 - 40 cm. Os resultados mostraram que a área de uso agrícola apresentou maior resistência à penetração em camadas mais profundas, indicando possível compactação causada por preparo mecanizado. No entanto, os atributos químicos obtiveram maiores valores na área agrícola, com maiores teores de matéria orgânica, pH mais elevado, maior disponibilidade de fósforo, cálcio, magnésio e maior capacidade de troca de cátions (CTC), além de menor saturação por alumínio. A textura arenosa foi predominante em ambas as áreas. Conclui-se que o uso agrícola, embora afete negativamente a estrutura física do solo, promove melhorias na fertilidade do solo, nos atributos químicos, quando manejado adequadamente.

Biografia do Autor

Cibelle Christine Brito Ferreira, UNITINS/Professora

Docente no curso de agronomia na UniCatólica; Técnica em gestão de agronegócios - IFTO ; graduada em Agronomia - FACTO; especialista em Biotecnologia - Unyleya, mestre em Agroenergia - UFT e Doutora em produção vegetal - UFT. Tem experiência na área de Gestão de agronegócios, com ênfase em Desenvolvimento de agroempreendimentos, analise e elaboração de projetos e gestão de empresas rurais. Produção de pesquisas acadêmicas em congressos nacionais e internacionais, com enfase em trabalhos no campo da fitotecnia, fitopatologia e fertilidade dos solos. Bem como conhecimentos em pesquisas agrícolas , voltadas para a área de melhoramento genético de milho e soja.

Rosilene da Costa Porto de Carvalho , Universidade Federal do Tocantins

Técnica em Agropecuária pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (2017), Graduada em Agronomia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (2023). Mestranda em produção vegetal pela Universidade Federal do Tocantins (2023 - 2025) e Pós graduada em Fitopatologia pela Universidade Metropolitana de São Paulo (2025).

Saulo de Oliveira Lima, Fundação Universidade Federal do Tocantins

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás (1991), mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás (1997) e doutorado em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás (2003). Atualmente é professor Titular da Fundação Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo e Conservação do Solo e Morfologia e Classificação de Solos, atuando principalmente nos seguintes temas: manejo de solos, avaliação de solos em áreas degradadas, formação e recuperação/reforma de pastagens, mapeamento e classificação de solos. 

Clauber Rosanova, IFTO/Professor

Professor Doutor Instituto Federal do Tocantins

Caio Felipe Cavalcante Dantas, UNITINS/Estudante

Acadêmico do curso de Engenharia Agronômica, na Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS

Publicado
2025-10-23
Como Citar
Christine Brito Ferreira, C., Coelho Amaral, M. E., da Costa Porto de Carvalho , R., de Oliveira Lima, S., Rosanova, C., & Cavalcante Dantas, C. F. (2025). LEVANTAMENTO DOS ATRIBUTOS FÍSICOS E QUÍMICOS DO SOLO EM ÁREA AGRÍCOLA E NATIVA DO CERRADO TOCANTINENSE. AGRI-ENVIRONMENTAL SCIENCES, 11(2), 9. https://doi.org/10.36725/agries.v11i2.10819

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##