LEVANTAMENTO DOS ATRIBUTOS FÍSICOS E QUÍMICOS DO SOLO EM ÁREA AGRÍCOLA E NATIVA DO CERRADO TOCANTINENSE
Resumo
O Cerrado tocantinense é um bioma de transição entre a Amazônia e o Cerrado central, marcado por grande biodiversidade e relevância ecológica. Abriga solos variados e recursos hídricos importantes, sustentando atividades agrícolas, pecuárias e a conservação ambiental da região. Este estudo teve como objetivo comparar os atributos físicos e químicos do solo Neossolo Quartzarênico Órtico típico em duas áreas do Cerrado tocantinense: em área agrícola e área nativa. Para isso, foram realizadas análises morfológicas, químicas, físicas e granulométricas do solo, em profundidades de 0 - 20 cm e 20 - 40 cm. Os resultados mostraram que a área de uso agrícola apresentou maior resistência à penetração em camadas mais profundas, indicando possível compactação causada por preparo mecanizado. No entanto, os atributos químicos obtiveram maiores valores na área agrícola, com maiores teores de matéria orgânica, pH mais elevado, maior disponibilidade de fósforo, cálcio, magnésio e maior capacidade de troca de cátions (CTC), além de menor saturação por alumínio. A textura arenosa foi predominante em ambas as áreas. Conclui-se que o uso agrícola, embora afete negativamente a estrutura física do solo, promove melhorias na fertilidade do solo, nos atributos químicos, quando manejado adequadamente.
Copyright (c) 2025 AGRI-ENVIRONMENTAL SCIENCES

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais
Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher um formulário de " licença exclusiva” que permitirá a divulgação do artigo na forma de acesso aberto. Para podermos fazer o trabalho de publicação e divulgação do artigo de pesquisa precisamos dos direitos para publicação. Para artigos de acesso aberto, usamos um acordo exclusivo de licenciamento em que os autores mantêm os direitos autorais em/de seu artigo.
Neste acordo os autores mantêm direitos sobre:
-Patentes e outros direitos de propriedade intelectual no artigo
-O direito de crédito para o trabalho publicado
Política de Acesso
Os artigos pulicados nesta revista são de acesso aberto, devem ser compartilhados livremente desde que a fonte e seus autores sejam citados de maneira adequada, visando à preservação dos direitos autorais e propriedade intelectual. Os trabalhos publicados na revista serão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-ND), permitindo o compartilhamento do artigo com reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.







