O PAPEL DA FEIRA MUNICIPAL DE COLMEIA-TO NAS CADEIAS AGROALIMENTARES CURTAS: ESTRUTURA, DESAFIOS E OPORTUNIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO RURAL
Resumo
O estudo aborda o Município de Colméia, Tocantins e a importância de sua Feira Municipal no contexto da agricultura familiar e do desenvolvimento econômico local, com objetivo de caracterizar o município em sua relevância agropecuária e analisar o papel da feira como espaço estratégico de comercialização. Para isso, foi adotada uma abordagem descritiva e exploratória, com uso de métodos qualitativos e quantitativos. As informações foram obtidas por meio de pesquisa bibliográfica, dados secundários de acesso livre, entrevistas com representantes do poder público, observação direta e aplicação de questionários com feirantes. Os dados foram analisados com apoio das ferramentas Google Forms e Microsoft Excel, utilizando frequências absoluta e relativas. Os resultados revelam a significativa vocação agropecuária do município, que conta com 85.939 hectares dedicados à atividade e 693 estabelecimentos agropecuários. A Feira Municipal reflete essa realidade, sendo composta majoritariamente por produtos regionais, como frutas, hortaliças e queijos. Observou-se que 84% dos feirantes vendem itens de produção própria, evidenciando o fortalecimento da agricultura familiar e o estímulo à permanência das novas gerações no campo. Apesar de fragilidades também terem sido identificadas, concluiu-se que o local de comercialização, cumpre um papel importante na valorização da agricultura familiar e no fortalecimento da economia local e que investimentos em capacitação, produção agroecológica e agregação de valor podem ampliar o alcance social e econômico da feira, contribuindo de maneira mais consistente para o desenvolvimento sustentável da região.
Copyright (c) 2025 AGRI-ENVIRONMENTAL SCIENCES

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais
Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher um formulário de " licença exclusiva” que permitirá a divulgação do artigo na forma de acesso aberto. Para podermos fazer o trabalho de publicação e divulgação do artigo de pesquisa precisamos dos direitos para publicação. Para artigos de acesso aberto, usamos um acordo exclusivo de licenciamento em que os autores mantêm os direitos autorais em/de seu artigo.
Neste acordo os autores mantêm direitos sobre:
-Patentes e outros direitos de propriedade intelectual no artigo
-O direito de crédito para o trabalho publicado
Política de Acesso
Os artigos pulicados nesta revista são de acesso aberto, devem ser compartilhados livremente desde que a fonte e seus autores sejam citados de maneira adequada, visando à preservação dos direitos autorais e propriedade intelectual. Os trabalhos publicados na revista serão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-ND), permitindo o compartilhamento do artigo com reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.







