PRIMEIRO RELATO DO FUNGO Macrophomina sp. CAUSANDO PODRIDÃO DO CARVÃO EM SEMENTES DE AMENDOIM NO PARÁ
Resumo
Em abril de 2024, uma doença fúngica foi observada em sementes de amendoim no munícipio de Conceição
do Araguaia no estado do Pará, onde as sementes apresentavam aspecto enegrecido e acinzentado, que, com o passar do tempo, resultava na sua morte. As características morfológicas das colônias e esporos cultivados em meio BDA indicaram que o isolado fúngico detectado é pertencente ao gênero Macrophomina sp. Foi realizado um ensaio de sanidade de sementes com 400 sementes de amendoim (cv. Tatu -Vermelho, Caiapó, BRS 151 L-7 e BR-1), ensaio de transmissibilidade de fungos via semente-plântula com 400 sementes (cv. Tatu - Vermelho, Caiapó, BRS 151 L-7 e BR-1). Pela avaliação dos ensaios da análise sanitária e de
transmissibilidade, observou-se a presença do fungo Macrophomina nas sementes e plantas analisadas,
apresentando sintomas da doença podridão do carvão. Foi realizado um ensaio de patogenicidade com o fungo a Macrophomina sp. em plantas de amendoim da cultivar Tatu -Vermelho, utilizando delineamento
inteiramente casualizado com três repetições. Os sintomas surgiram após dois dias da inoculação, e a
confirmação do patógeno seguiu os Postulados de Koch. Esses resultados reforçam a importância do
monitoramento sanitário de sementes, contribuindo para estratégias de manejo preventivo e para a promoção de lavouras mais produtivas.
Copyright (c) 2025 AGRI-ENVIRONMENTAL SCIENCES

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais
Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher um formulário de " licença exclusiva” que permitirá a divulgação do artigo na forma de acesso aberto. Para podermos fazer o trabalho de publicação e divulgação do artigo de pesquisa precisamos dos direitos para publicação. Para artigos de acesso aberto, usamos um acordo exclusivo de licenciamento em que os autores mantêm os direitos autorais em/de seu artigo.
Neste acordo os autores mantêm direitos sobre:
-Patentes e outros direitos de propriedade intelectual no artigo
-O direito de crédito para o trabalho publicado
Política de Acesso
Os artigos pulicados nesta revista são de acesso aberto, devem ser compartilhados livremente desde que a fonte e seus autores sejam citados de maneira adequada, visando à preservação dos direitos autorais e propriedade intelectual. Os trabalhos publicados na revista serão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-ND), permitindo o compartilhamento do artigo com reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.







