CARACTERIZAÇÃO E AVALIAÇÃO PRELIMINAR DE SEMENTES E PLÂNTULAS DE VARIEDADES TRADICIONAIS DE FEIJÃO-CAUPI PROVENIENTES DO ESTADO DO AMAZONAS, BRASIL
Resumo
O feijão-caupi, importante, sobretudo, às populações das regiões Norte e Nordeste do Brasil, apresenta grande variabilidade genética, que pode ser observada em variedades tradicionais da espécie. Assim, para que se conheçam seus principais atributos, as atividades de caracterização e avaliação são essenciais, notadamente a programas de conservação que visem atenuar a erosão genética, bem como a programas de melhoramento. Desse modo, o presente trabalho teve como objetivo realizar a descrição biométrica e morfológica de sementes e plântulas de doze variedades tradicionais de feijão-caupi provenientes do Estado do Amazonas, Brasil. Os descritores empregados às sementes foram: peso de 100 unidades; comprimento, largura e espessura; formato; textura e coloração da testa; coloração do hilo; presença, coloração e tamanho do halo. Os descritores aplicados às plântulas foram: coloração do hipocótilo; coloração e formato das primeiras folhas; formato da base e do ápice das primeiras folhas. Os dados foram submetidos à análise estatística descritiva. As sementes apresentaram diferenças quanto às dimensões de comprimento, largura e espessura, expressando a variabilidade entre as variedades tradicionais. A caracterização morfológica das sementes evidenciou diferenças entre as variedades, especialmente em relação ao formato e à coloração da testa. Os descritores morfológicos das plântulas não mostraram diferenças entre as variedades tradicionais.

Copyright (c) 2025 AGRI-ENVIRONMENTAL SCIENCES

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais
Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher um formulário de " licença exclusiva” que permitirá a divulgação do artigo na forma de acesso aberto. Para podermos fazer o trabalho de publicação e divulgação do artigo de pesquisa precisamos dos direitos para publicação. Para artigos de acesso aberto, usamos um acordo exclusivo de licenciamento em que os autores mantêm os direitos autorais em/de seu artigo.
Neste acordo os autores mantêm direitos sobre:
-Patentes e outros direitos de propriedade intelectual no artigo
-O direito de crédito para o trabalho publicado
Política de Acesso
Os artigos pulicados nesta revista são de acesso aberto, devem ser compartilhados livremente desde que a fonte e seus autores sejam citados de maneira adequada, visando à preservação dos direitos autorais e propriedade intelectual. Os trabalhos publicados na revista serão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-ND), permitindo o compartilhamento do artigo com reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.