ATIVIDADE MICROBIANA E AVALIAÇÃO DE FAUNA DO SOLO EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO ORGÂNICA DE MARACUJAZEIRO AMARELO
Resumo
Os organismos do solo podem ser utilizados como indicadores de qualidade do solo, permitindo compor um
diagnóstico dos manejos utilizados nos sistemas agrícolas. Com a adoção do modelo de produção
agroecológico há a necessidade de determinar quais os manejos neste sistema apresentam melhor desempenho para aplicação agrícola. O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos de diferentes manejos de maracujá sobre a atividade microbiana do solo através de métodos de avaliação da atividade microbiana e da observação da comunidade da macrofauna do solo em sistema de cultivo orgânico. O experimento em sistema de produção orgânico de maracujazeiro amarelo foi desenvolvido em propriedade de produtores na cidade de Mandaguari no estado do Paraná, com os seguintes tratamentos: 1. Maracujazeiro com plantas espontâneas roçadas; 2. Maracujazeiro com entrelinhas cultivadas com adubações verdes; 3. Maracujazeiro com manejo das plantas espontâneas e adubação com composto orgânico; 4. Maracujazeiro com aves coloniais nas entrelinhas; e 5. Floresta, como meio de referência em equilíbrio, para comparação entre os tratamentos em relação a biologia do solo. O delineamento utilizado foi o de blocos casualizados, com três repetições. A caracterização biológica foi realizada nos tratamentos a partir da quantificação de CO2 liberado e carbono da biomassa microbiana (CBMS) e avaliação de macrofauna e mesofauna do solo, visando avaliar a biologia do solo sob os sistemas de produção e a determinação dos manejos mais adequados. O plantio de maracujazeiro com plantas espontâneas roçadas obteve os melhores índices de C-BMS e quantificação de liberação de CO2, sendo o mais recomendado. Os índices avaliados no experimento demonstraram ser sensíveis a mudanças ocasionadas pelas diferentes utilizações do solo no cultivo orgânico para a cultura do maracujazeiro amarelo.

Copyright (c) 2025 AGRI-ENVIRONMENTAL SCIENCES

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos autorais
Após a aceitação de um artigo, os autores serão convidados a preencher um formulário de " licença exclusiva” que permitirá a divulgação do artigo na forma de acesso aberto. Para podermos fazer o trabalho de publicação e divulgação do artigo de pesquisa precisamos dos direitos para publicação. Para artigos de acesso aberto, usamos um acordo exclusivo de licenciamento em que os autores mantêm os direitos autorais em/de seu artigo.
Neste acordo os autores mantêm direitos sobre:
-Patentes e outros direitos de propriedade intelectual no artigo
-O direito de crédito para o trabalho publicado
Política de Acesso
Os artigos pulicados nesta revista são de acesso aberto, devem ser compartilhados livremente desde que a fonte e seus autores sejam citados de maneira adequada, visando à preservação dos direitos autorais e propriedade intelectual. Os trabalhos publicados na revista serão simultaneamente licenciados sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC-ND), permitindo o compartilhamento do artigo com reconhecimento da autoria do trabalho e da publicação inicial nesta revista.